Quando o assunto é design a lâmpada de Filamento de Carbono ganha de primeira. Arquitetos, decoradores e profissionais da área informam claramente que uma lâmpada desse tipo pode substituir qualquer luminária. O nome é de fato estranho, mas vale uma breve explicação: Nesse tipo de lâmpada, o filamento forma uma espécie de desenho dentro do bulbo de vidro, tendo uma luz de menor intensidade.

— Esses novos modelos podem ser considerados uma releitura daquelas primeiras lâmpadas criadas por Thomas Edison, no final do século XIX. Com o passar dos anos, os filamentos passaram a ser de tungstênio, que emite mais luz — informa Regina Arantes, especialista em luminotécnica.

— Elas voltaram com força total. Têm um ar retrô e uma luz mais discreta, suave, meio alaranjada. Dão um ar aconchegante e podem ser usadas em vários tipos de ambiente. Conclui.

O decorador Erick Mello declarou que buscava um ar mais aconchegante para o seu ambiente, quando então resolveu trocar todas as lâmpadas de seu apartamento, justamente pelas de filamento de carbono.

— Coloquei em quase todos os abajures. Você olha para dentro deles e consegue ver a lâmpada, que é muito mais bonita. A coloração é incrível. Tenho até na varanda — diz Erick.

O preço delas variam de acordo a cidade e estabelecimentos, entretanto, deve-se levar em consideração que os preços mais altos que outros tipos de lâmpada, poderão ser compensados por luminárias mais em conta.

— Há quem use com pendentes que são simplesmente soquetes. Existem agora luminárias assim feitas em madeira, concreto, coloridas, metálicas… A ideia é essa: a beleza do filamento de carbono faz com que a lâmpada se torne uma peça decorativa — explica Regina.

Pode ser que na época de Thomas Edson esses filamentos não teriam tanta durabilidade – talvez por isso foram trocadas pelas de tungstênio – atualmente a história é totalmente diferente. O tempo de vida do produto é de aproximadamente duas mil horas, logo, é o mesmo das incandescentes.

Sobre o ar vintage que o filamento de carbono traz, uma cliente de uma determinada loja, explicou porque isso chamou a sua atenção.

— É um charme. Estas lâmpadas iluminam um pouco menos que as tradicionais, por isso mesmo são tão agradáveis para determinados ambientes.