Além de escolher os lustres bonitos para enfeitar as áreas sociais, um belo projeto luminotécnico deve prevê a eficiência das luminárias, além de permitir o máximo de conforto visual dentro de casa. Recentemente alguns especialistas resolveram dar dicas básicas de iluminação para ambientes como salas de estar e de TV.

I. Use LED

Foto: Decorado Spazio Jardim de Hanover, em Joinville.

As novidades e atualizações tecnológicas são constantes no setor de luminotécnica. Pois, o mercado, hoje, já funciona quase que inteiramente em LED. Uma das maiores características do LED é a economia de energia (ele gasta muito menos quando comparado a lâmpadas fluorescentes e incandescentes). Sendo assim, a lâmpadas possuem longa vida útil e o pelo fato do LED não espalhar calor fazem com que ela seja tecnologicamente a estrela do setor.

II. Prefira tons quentes

Imagem: Blog Lopes

Antonio Carlos Mingrone, titular do escritório especializado em luminotécnica Mingrone Iluminação  fez questão de afirmar que “É praticamente vetado o uso de uma luminária branca em uma sala residencial”. De acordo ao especialista, o tom branco é mais usado em espaços comerciais, banheiros públicos, vestiários ou até em cozinhas e lavanderias, por exemplo. Nas salas, Mingrine diz ainda que o ideal é que sejam usados tons mais amarelados para proporcionar um clima intimista, de conforto visual e aconchego.

III.Invista em iluminação indireta

Imagem: Site Hometeka

Mingrone segue afirmando que “A iluminação indireta é sempre bem-vinda. Quando uso este tipo de iluminação, tiro partido da questão do ofuscamento. Isso significa que eu não fico olhando para os pontos de luz de maneira direta. A luz rebate no teto. Com isso, eu crio uma atmosfera favorável ao conforto e ao bem-estar”.

A arquiteta Cris Paola, deu sua sugestão para ambientar a sala de TV e disse que quanto menos luminosidade melhor. “Uma composição adequada para luz indireta são as dispostas em sancas ou atrás de painéis. Há a possibilidade, ainda, de usar arandelas ou balizadores”, afirmou.

IV. Crie um cantinho de leitura

FOTO: REPRODUÇÃO / LEDS ARQUITETURA

Nas salas e nos quartos é possível usar abajures para criar pontos de iluminação indireta em cantos de leitura. “Na sala de estar podemos ter um abajur na mesa de apoio para dar destaque a um cantinho especial”, sugere Cris Paola. Já as luminárias de piso trazem um outro efeito decorativo. Antes de escolher, vale checar se o tipo de luminária se adapta ao projeto de arquitetura.