Living

LIVING (Foto: Reprodução)

O living merece uma luz amarela mais leve. Instalada em um ponto central, ela gera aconchego, deixando os que moram no local à vontade para relaxar. Se quiser enfatizar a decoração e as mobílias, use uma pequena quantidade de lâmpadas coloridas ou brancas nos pontos estratégicos que você tem interesse em salientar.

Jamais direcione a luz para o sofá, pois pode atrapalhar a visão de quem está sentado, ou para os aparelhos eletrônicos, o que sobreaquece os aparelhos, resultando em danos.

Sala de jantar

Como o foco principal da sala de jantar é a mesa, a iluminação deve ser amarela e estar focada sobre ela para destacar a comida. E para não incomodar as pessoas, mantenha a luz, no mínimo, a 90 cm de distância da mesa.

Terraço

TERRAÇO (Foto: Reprodução)

A sintonia entre as cores deve ser essencial. O terraço é o espaço que permite uma exploração maior dos efeitos de luz, e seu tom pode variar entre o amarelo e o branco. A lâmpada deve ser vedada para resistir a mudanças climáticas e chuva, sendo que a escolha de uma luminária propícia para ambientes externos deixa o terraço mais convidativo e confortável.

Dormitório infantil

Quem tem filhos sabe muito bem que eles não param um segundo sequer. Por isso, durante o dia, eles precisam de uma iluminação forte que estimule a concentração para estudar. Agora, quando chegar a hora de dormir, troque por uma luz mais suave e quente para gerar um efeito calmante.

Uma luz de cabeceira ou um abajur causa essa sensação. O dimmer é perfeito nesses casos, porque permite o controle da iluminação, podendo ser aumentada ou diminuída. Você também pode ousar nas lâmpadas coloridas para compor a decoração e tornar o quarto ainda mais divertido para as crianças.

Dormitório de casal

DORMITÓRIO CASAL (Foto: Reprodução)

A suíte tem como foco principal a preservação do clima intimista e relaxante. Portanto, a iluminação dever ser central, de cor quente e com alguns pontos fixos em lugares estratégicos, como em frente ao guarda-roupa e nas laterais da cama.

Home office

Atualmente, o home office conquistou seu espaço na maioria dos imóveis. Como seu maior objetivo é manter a concentração, é recomendado uma iluminação fluorescente, branca e forte. Explore o home office com um abajur, luminária ou spots de luz para dar destaque.

Cozinha

COZINHA (Foto: Reprodução)

Como a cozinha requer uma preocupação maior com a higiene, trabalhe com uma iluminação fria (fluorescente, branca ou amarela), que ajuda a visualizar resíduos e sujeira.

Banheiro

O banheiro segue o mesmo perfil da cozinha e necessita de luz intensa, porém atente-se a uma dica importante para os homens que usam o espelho do banheiro para fazer a barba, e as mulheres para se maquiar.

A iluminação nunca pode vir de cima. Isso cria muita sombra e acaba atrapalhando no resultado final. Utilize lâmpadas dicroicas nas laterais e observe como faz a diferença. Se você gosta de aproveitar as tendências do mercado, invista em luzes de LED na decoração, tanto para ambientes internos quanto externos.

Na Loja da Benluz Iluminação e Natal Benluz você encontra tudo o que você precisa para todo tipo de iluminação de seus ambientes. Aproveite.